Como fazer frango grelhado suculento

Frango grelhado suculento: passo a passo

A carne de frango é uma carne magra, o que é bom pois é uma proteína de boa qualidade para inserir na dieta. Mas em termos culinários apresenta algumas desvantagens: pode ficar ressecada e até meio sem sabor. 

Neste post vou te mostrar todo o caminho para que seu frango do dia a dia fique suculento e cheio de sabor e você não tenha vontade de abandonar a alimentação saudável caseira do dia a dia. Você vai aprender três modos diferentes de temperar o frango para ser grelhado e os truques para que ele fique macio e suculento. 

Passo 1: Os tipos de cortes do peito de frango

Saber os tipos de corte te ajuda a identificar o que estará comprando no mercado. Além disso, cada tipo de corte 

Peito de frango: Consiste no peito do frango inteiro, com a pele e o osso. Não é o ideal para grelhar. 

Filé de peito de frango: Obtido quando corta-se o peito do frango ao meio, retirando a pele e o osso. É mais grosso e por isso precisa ser hidratado ou marinado antes de grelhar para que fique macio. Se bem feito, torna-se uma opção suculento e elegante para compor a proteína principal da refeição. 

Bife de peito de frango: quando fatiamos o filé do peito do frango ao meio, no sentido do comprimento, obtendo um corte mais fino, chamado de bife. Assim como o filé, o bife de frango é um corte ótimo para grelhar. Por ser mais fino, o tempo de descanso no tempero e o tempo de cocção será menor e, por isso, é uma opção rápida para o dia a dia. 

Sassami: Nome que se dá a parte inferior do filé do peito de frango.  No Brasil,  é vendido separadamente e tem um preço mais baixo.

Vai cortar o frango que chegou do mercado? Cuide da higiene na cozinha!

Na cozinha caseira, o frango é campeão em contaminação cruzada. Isso acontece quando os microorganismos do frango entram em contato com outro alimento. Ou seja, cortar o frango em uma tábua e faca e usar os mesmos utensílios, sem lavar, para cortar um vegetal é arriscado! Por isso, o que entrou em contato com o frango cru, deve ser lavado. Isso inclui sua mão e todos os utensílios. 

Passo 2: Temperar o frango: o segredo da maciez

As técnicas de temperar o frango a seguir terão a função de hidratar a carne e também conferir sabor. Escolha uma de acordo com o tipo de corte de frango que vai preparar:

 

Técnica 1- Marinadas

As marinadas consistem na mistura de uma parte de gordura, uma parte de ácido e adição de elementos aromáticos e tem como função amaciar e temperar carnes em geral. É o método ideal tanto para bifes de frango e também para filé de peito de frango.  

O elemento gorduroso da marinada pode ser azeite de oliva (que é o mais comum),  óleo de gergelim, óleo de abacate ou algum outro óleo vegetal. 

O elemento ácido pode ser limão, vinagre, e shoyu. O iogurte também entra como elemento ácido (mas claro a acidez do iogurte é menor que o limão, por isso tem caprichar no iogurte). 

Já os elementos aromáticos são as ervas, especiarias, alho, pimentas. 

Para preparar a marinada, você deve misturar tais ingredientes, adicionar o corte da carne e deixar a marinada agir por algum tempo. No caso do filé de frango, deixe na geladeira por no máximo 30 minutos. Você ainda pode guardar a marinada no freezer e, no dia anterior ao consumo, descongelar a marinada na geladeira. É útil produzir marinadas em saquinhos herméticos. 

Receita de marinada de limão e alho

Ingredientes:

2 dentes de alho

Pimenta preta

3 colheres de sopa de azeite

1 limão

Sal

1 ramo de alecrim

300 g de frango

Modo de preparo:

  1. Amasse o alho e a pimenta preta
  2. Adicione o azeite, o limão espremido, sal, alecrim, o alho e pimenta e mexa
  3. Adicione o frango e misture bem
  4. Deixe marinar por 30 minutos antes de grelhar. 

Técnica 2: Salmora:

Na salmoura, o objetivo é de dar sabor e hidratar o frango e é um ótimo método para o filé de peito de frango (aquele corte mais grosso). 

Receita da salmoura: 

1 colher de chá de açúcar, 

1 colher de sopa de sal, 

1 colher de sopa de páprica picante  (opcional, para dar cor) 

Água suficiente para cobrir 

300g de frango

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em uma bacia, adicione o frango e cubra com água. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Lave para retirar o excesso de sal e seque com papel toalha antes de grelhar. 

Técnica 3: à jato!

Neste método a carne não vai descansar no tempero, e por isso, é ideal apenas para bifes de frango (mais finos). 

Tempere os bifes com sal, limão, pimenta preta e algumas gotas de limão. As gotinhas de limão ajudam na cor do bife e também a dar um toque de maciez. Em seguida, já pode avançar para o passo seguinte. 

Passo 3:Truques para grelhar

Grelhar: na cozinha caseira a gente chama de grelhar tudo o que vai para a frigideira com um pouco de gordura (como um pouco de azeite).

Um truque importante é deixar  a carne chegar a temperatura ambiente. Se estiver gelada, ao entrar na frigideira, ao invés de selar a carne, ou seja, formar aquela camada douradinha,, o que vai acontecer é que vai juntar água na panela, e a carne vai cozinhar no próprio vapor. Resultado: frango duro e sem sabor. Além disso, o frango não pode ir molhado para a frigideira. 

Outro ponto de atenção é à temperatura da frigideira: No caso do frango, queremos que ele cozinhe por dentro totalmente. Não existe frango mal passado, certo? Por isso, a frigideira deve estar quente mas não pode estar pelando. Isso porque, se estiver quente demais, vai acabar queimando a superfície antes que a carne cozinhe por dentro. 

Em termos de equipamento: use uma pinça! Porque se você usar um garfo e fincar a carne, os líquidos, que no caso do peito do frango já são escassos, vão sair e o resultado é a carne ressecada. 

Respeite os tempos na frigideira: Para o peito de frango (mais grosso), o tempo total na frigideira vai ser de 10 a 12 minutos. Você pode deixar selar 1 a 2 minutos de cada lado, com o fogo mais alto. Neste período não cutuque o frango. Deixe que ele fique quieto na frigideira.  Após este tempo, reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 4 minutos de cada lado.

Para o filé de frango (mais fino), o tempo é 2 minutos de cada lado. 

Na hora de servir: Espere alguns minutos para os líquidos se redistribuirem antes de cortar o frango.  

Assista em vídeo:

Mais receitas para o dia a dia saudável?

Você experimentou essa receita? 

Compartilhe sua experiência nos comentários e compartilhe sua foto no Instagram usando a hashtag #receitamarianatalita

Posts recentes:

Escolha por categoria:

Mantenha-se contectado:

Todos os dias podem ser saudáveis e deliciosos

Uma coleção de receitas (todas ensinadas em vídeo) para todas as ocasiões.