Brócolis assados com páprica
Os floretes crocantes e dourados de brócolis são deliciosos como acompanhamento ou para consumir com pastinhas saudáveis (como a pastinha de ricota com pimentão defumado) A receita é super fácil. E o melhor: Eles vão para o forno e você pode ir para o sofá!
Meu jeito preferido de assar brócolis (e quase todos os vegetais) é preparar uma base de temperos com azeite e elementos aromáticos em uma bacia e juntar os vegetais. Em seguida misturo bem com as mãos. Desta forma, o tempero realmente cobre toda a superfície do vegetal, garantindo o sabor uniforme por todos eles.
Minhas dicas para assar brócolis perfeitos:
Depois de lavar, seque os brócolis. Ou deixe escorrer bem. Se estiverem muito molhados quando entrarem no forno, não ficarão crocantes.
Corte os floretes em tamanhos semelhantes. Isso porque queremos que todos fiquem prontos ao mesmo tempo e que não haja floretes queimados.
Espalhe bem na assadeira: Se os floretes estiverem amontoados, não ficarão crocantes.
A receita completa:
Ingredientes:
- 1 cabeça de brócolis americano
- 1 colher de sobremesa de páprica
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta preta a gosto
Modo de preparo
- Aqueça o forno a 180 graus.
- Enquanto o forno aquece, quebre uma cabeça de brócolis em floretes de tamanho uniforme.
- Em uma bacia coloque o azeite, a páprica defumada, o sal e pimenta. Misture até chegar a um caldo grosso e bem vermelho
- Junte o brócolis na bacia. Misture bem com as mãos.
- Transfira-os para a assadeira, em uma única camada (sem amontoar). Isso vai garantir que assem por igual e que fiquem com a superfície externa bem crocante.
- Leve a assadeira para o forno por 15 a 20 minutos, até que os floretes estejam dourados e crocantes ao redor das bordas.
Armazenagem:
Esse é o tipo de receita que é melhor ser consumida na hora! Assim que saem do forno é a melhor hora de consumir. Mas se precisar guardar, armazene por até 3 dias na geladeira.
Se for consumir depois, sugiro fortemente que incremente com uma pastinha saudável ou algum molho.
Aqui deixo algumas sugestões:
- Pastinha de ricota com pimentão defumado
- Molho pesto com tomate seco (página 36 do Livro Cardápios saudáveis para a Semana)
- Patê de ricota com azeitona (página 81 do Livro Cardápios saudáveis para a Semana)