Almôndegas de carne recheada com queijo
Vários pontos tornam essas almôndegas especiais. O primeiro ( e preciso começar por ele) é que eu acrescento um vegetal na mistura. As cenouras raladas bem fininhas já tornam o preparo mais nutritivo. O segundo é o recheio de queijo. É sempre uma surpresa agradável ter um queijinho derretido como recheio. O terceiro é que usaremos molho de tomate caseiro como base. E adivinha só: o molho de tomate vai pegando o gostinho da carne ao longo do preparo… já deu perceber para essa receita é daquelas que viram ‘favoritas da família’, né?
Ingredientes:
- 900 g de patinho moído
- 1 cebola picada
- 1 colher de sobremesa de páprica doce
- 1 cenoura ralada
- Sal e pimenta preta
- 150 g de queijo mozarela (ou outro que derreta)
- 2 xícaras de molho de tomate (receita do molho de tomate caseiro aqui)
- Folhas de manjericão para finalizar
Modo de preparo:
- Numa tábua, descasque a cebola e pique em cubos pequenos -é importante que seja em cubos bem pequenos, para que as almôndegas não se desfaçam. Rale a cenoura no ralador fino. Pique o queijo em cubos pequenos.
Em um recipiente, coloque a carne moída, a cebola, cenoura, páprica, sal e pimenta e misture muito bem com as mãos até chegar em uma mistura homogênea.
- Faça bolinhas, crie uma cavidade e coloque um pedaço de queijo. Enrole. Repita para todas.
- Em uma frigideira grande (32cm), coloque as duas xícaras de molho de tomate. Em seguida coloque todas as bolinhas. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, com a tampa entreaberta. Nesse período, a carne vai soltar seus sucos e vai temperar o molho. Vire as bolinhas no meio do processo.
- Desligue o fogo. Finalize com folhas de manjericão.
Como armazenar:
As almôndegas com o molho podem ser congeladas. Duram 3 meses no congelador. As almôndegas com o molho podem ser armazenadas na geladeira por até 3 dias.
É ótima preparação para levar na marmita!