Salada low carb de bacalhau​

Salada low carb de bacalhau

Para mim, toda salada de bacalhau tem um clima festivo! Me lembra natal, fim do ano, páscoa. 

Nesta receita a proposta foi criar uma versão baixa em carboidrato para o dia a dia. Mas não se preocupe: a combinação de sabores ficou incrível. Pode apostar! Aqui em casa fez o maior sucesso!

Vamos combinar que uma salada completa, estilo prato único, é opção perfeita para o jantar, não é? O jantar fica resolvido com pouca louça e pouca complexidade. E quando a salada é do tipo que fica melhor no dia seguinte, as vantagens são ainda maiores. As sobras planejadas viram a marmita do almoço seguinte. Prático não? 

Por isso, minha diga de organização é: Já faça porções extras e guarde parte para o almoço do dia seguinte.  Os sabores vão estar ainda mais apurados e você vai se agradecer por ter uma refeição completa e prontinha te esperando. 

É low carb, mas é cheia de sabor!

Eu adoro criar receitas com baixo teor de carboidrato! Tanto pelo desafio em si, como também pelo fato de saber que ajudo muitas pessoas que seguem esse tipo de alimentação. 

Nesta salada, vamos “pegar emprestado” os sabores tradicionais das saladas de bacalhau, mas vamos substituir a batata inglesa por doses extras de vegetais do grupo A (neste caso, a abobrinha e o brócolis). 

O segredo de manter uma alimentação saudável no longo prazo – com batata ou sem – é preparar pratos realmente gostosos! Sabor e beleza na mesa são fundamentais!

O que vai na receita?

Bacalhau em lascas – A proposta aqui é uma receita para o dia a dia. Por isso, sugiro comprar bacalhau em lascas congelado. Isso porque já vem dessalgado e, em geral, é mais barato no mercado. 

Pimentão e cebola roxa – Formarão nossa base aromática e combinam com bacalhau

Azeitona preta – Prefira azeitonas inteiras e de boa qualidade. A aparência do prato ficará muito melhor. 

Ovos cozidos – Pode ser opcional. Mas trazem uma fonte extra de proteína de boa qualidade.

Abobrinha, brócolis e tomate cereja – Os vegetais que darão volume para a nossa receita! Aqui, entram no lugar das tradicionais batatas.

Salsinha, azeite e vinagre de vinho branco – Azeite e vinagre transformam esta salada simples em uma salada de dar água na boca. É importante escolher o vinagre de vinho branco para que não mude a coloração do bacalhau nesta salada. 

A receita completa:

Ingredientes

2 cebolas roxas

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

1 abobrinha

1 brócolis

4 ovos

1 maço de salsinha

1 xícara de azeitona

1 xícara de tomates

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco 

500 g de bacalhau dessalgado em lascas

Sal e pimenta preta

Modo de preparo

  1. Leve uma panela com água para ferver. Adicione o bacalhau e deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos.
  2. Corte o brócolis em floretes bem pequenos. Coloque uma panela com água e sal para ferver. Adicione o brócolis e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos ou até que estejam macios, porém ainda firmes. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  3. Corte as cebolas roxas em cubinhos, corte os pimentões em cubos médios e corte e abobrinha em cubos bem pequenos. Corte os tomates cereja ao meio. 
  4. Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite. Adicione a cebola roxa, o pimentão amarelo e o pimentão vermelho. Salpique sal (vá temperando em camadas- fica mais fácil não errar a quantidade de sal). Mexa até que fiquem murchos. Acrescente a abobrinha. Reduza o fogo e mexa ocasionalmente até que a abobrinha esteja macia porém firme. 
  5. Em uma saladeira grande e com bordas altas, coloque o bacalhau cozido, o brócolis, o refogado de pimentões e abobrinha, os tomates e a salsinha. Adicione o azeite, vinagre e pimenta preta. Mexa. Acerte o sal, se necessário. 
  6. Finalize com azeitonas, salsinha e os ovos cozidos.  
  7. Sirva! Pode ser consumida na hora ou gelada. 

Para armazenar:

Esta salada fica ótima para ser consumida no dia seguinte também

Se precisar armazenar por mais tempo, deixe para misturar o vinagre e os tomates na hora de servir. Desta forma, dura cerca de 4 dias na geladeira. 

Fez a receita?

Me mande foto nas redes sociais! Adoro conhecer quem coloca as receitas e a vida saudável na prática!

Clique e entre para meu grupo VIP:

Conheça todos os ebooks e curso

Você experimentou essa receita? 

Compartilhe sua experiência nos comentários e compartilhe sua foto no Instagram usando a hashtag #receitamarianatalita

Posts recentes:

Escolha por categoria:

Mantenha-se contectado:

Todos os dias podem ser saudáveis e deliciosos

Uma coleção de receitas (todas ensinadas em vídeo) para todas as ocasiões.