Como fazer feijão passo a passo

Como fazer feijão: passo a passo

Feijão é o par certeiro do arroz soltinho na culinária brasileira. Mas este grão é usado por todo o mundo nas mais variadas formas e receitas. Feijão, além de refogado, vira salada e pastinhas mundo agora.

Há muitos tipos e variedades. O feijão preto é o mais usado no Rio de Janeiro, Espirito Santo e região Sul. E ele é a estrela na nossa feijoada. Mas no Brasil, cada região tem o seu feijão predileto. 

Uma boa divisão para categorizar os tipos de feijão é: grãos que rendem caldo e os que não rendem caldo. Feijão fradinho e feijão verde não rendem caldo e por isso são ótimos para saladas. Já o roxinho, mulatinho e rosinha rendem bom caldo e são ótimos para refogar.

No dia a dia, você pode variar os tipos de feijão que consome. Além de se livrar da monotonia alimentar, a saúde agradece. Isso porque cada tipo de grão contém vitaminas e micronutrientes próprios e variar é bom para garantir riqueza na nossa alimentação.

Colocar de molho: Precisa?

A resposta é sim! Colocar o feijão de molho é um processo que traz muitas vantagens. Além de reduzir o tempo de cozimento, este processo neutraliza as substâncias que causam gases e desconforto. Outra vantagem? Este processo deixa os grãos mais hidratados e eles não ficam tão quebradiços na hora de cozinhar.

Deixar o feijão de molho é simples: Lave os grãos sob água corrente em uma peneira, transfira para uma bacia e cubra com água. Deixe o feijão de molho por 8 a 12 horas, trocando de água pelo menos uma vez durante o processo.

Proporção e medidas:

Um ponto importante: sempre meça o feijão ainda seco, antes de colocar de molho.

Siga as medidas abaixo para um bom feijão caldeado:

Para colocar de molho: Cubra os feijão com o dobro de água.

Para cozinhar: 1 xícara de do feijão original (seco), 3 xícaras (chá) de água

Redimento: 1 xícara de feijão original seco rende cerca de 4 porções.

A receita: feijão gostoso e vermelhinho

Nesta receita, além de aprender o passo a passo para um bom feijão, você vai descobrir o meu ingrediente secreto para deixá-lo bem vermelhinho e mais nutritivo: a beterraba!

A beterraba é um vegetal capaz de dar um toque vermelho e doce às receitas. Eu costumo utilizar a beterraba cortada bem pequeno e acrescentá-la na hora do refogado. A ideia é que ela “suma” na panela. 

Para um feijão bem vermelho e mais nutritivo: acrescente a beterraba! Se a ideia for um refogado simples, pule este ingrediente.

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão (meça cru e seco)
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 6 xícaras de chá de água
  • 1/4 de xícara de beterraba ralada
  • Sal e pimenta preta

Modo de preparo: passo a passo

Passo 1: Molho. Como falamos, o feijão precisa ficar 8 a 12 horas de molho. Daí entra um planejamento: Se for cozinhar pela manhã, deixe de molho à noite, com o dobro de água e troque de água pelo menos uma vez durante esse período. Esse processo ajuda a eliminar as toxinas que deixam o grão indigesto. Trocar a água uma vez durante o processo garante que realmente todas as substâncias sejam eliminadas.

 

Passo 2: Escorra a água do feijão. Transfira os grãos para a panela de pressão. Para cada 1 xícara de chá do feijão original, seco, junte 3 xícaras (chá) de água e 2 folhas de louro. A panela de pressão sempre vai ao fogo médio. Quando pegar pressão (começar a fazer barulho), abaixe o fogo. O feijão que passou pelo molho e repolho leva 10 minutos para cozinhar.

Passo 3: Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique a cebola em cubos e o alho bem pequeno. Meça a beterraba ralada e corte em pedaços ainda menores ( a ideia é a beterraba “sumir”na panela, por isso, pique bem pequeno)

 

Passo 3: Após 10 minutos, desligue o fogo da panela de pessão e aguarde a pressão sair completamente. Porcione uma parte do feijão para ser congelado. Reserve outra parte para ser refogado e servido na hora.

 

Paso 4: Hora do refogado! Regue uma panela com azeite (cerca de 2 colheres de sopa). Junte a cebola e refogue até que fique levemente dourada. Adicione o alho e a beterraba bem picada e mexa por mais um minuto. Acrescente 1 conha de feijão cozido e um pouco de caldo. Aproveite este momento para amassar parte dos grãos com um garfo ou com o fundo da concha Isso ajuda o caldo a ficar bem espesso.

 

Passo 5: Passe mais 2 a 3 conchas de feijão para a panela do refogado. Tempere com sal e deixe cozinhar sem tampa por mais 5 minutos ou até que chegue na consistência desejada (mais caldo ou menos caldo). Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

 

Passo 6: Desligue o fogo e sirva!

Passo 7: Armazene parte do feijão cozido (sem tempero) em potes de vidro herméticos no congelador para refogar em outro dia.

Para armazenar

Para facilitar o dia a dia você pode congelar o feijão cozido por até 3 meses. Inclusive, é um ótimo hábito na cozinha, pois facilita o dia a dia. 

Para congelar: Após cozido (passo 3), porcione e guarde em potes de vidro ou em embalagens de plástico. Lembrando que o líquido expande ao congelar e, por isso, é importante deixar um espaço vazio no pote.

Para descongelar: O ideal é descongelar o feijão passando do freezer para a geladeira no dia anterior ao consumo. Mas se você esqueceu, sem problemas! Pode colocar o feijão congelado direto na panela do refogado e temperá-lo conforme a receita acima. Refogar na hora deixa o preparo mais gostoso e perfumado. 

Você pode ainda armazenar o feijão já refogado por 3 a 4 dias na geladeira.  

Assista em vídeo:

Mais receitas que combinam com o feijão:

Precisa organizar a sua alimentação saudável?

Conheça meus e-books aqui: E-books de receita

Você experimentou essa receita? 

Compartilhe sua experiência nos comentários e compartilhe sua foto no Instagram usando a hashtag #receitamarianatalita

Posts recentes:

Escolha por categoria:

Mantenha-se contectado:

Todos os dias podem ser saudáveis e deliciosos

Uma coleção de receitas (todas ensinadas em vídeo) para todas as ocasiões.