Pastinha de ricota com pimentão defumado
A ricota é produzida com o soro do leite (que sobra na fabricação do queijo) e é uma excelente fonte de proteína, com pouca gordura e pouco carboidrato. Mas muitos acham seu sabor um pouco sem graça. A proposta dessa receita é elevar a ricota para um próximo nível!
Nesta receita, o pimentão defumado transformará a ricota em uma pastinha bem mais saborosa. Ótima para ser consumida com vegetais assados ou palitinhos de cenoura. Serve ainda para ser consumida como recheio de omeletes ou sanduíches.
Ingredientes
Ricota: Chave nesta receita! Algumas ricotas são um pouco mais secas que outras, a depender da marca. Se sentir que sua pastinha está muito seca ao processar, acrescente algumas colheradas de iogurte natural ou de azeite.
Pimentão vermelho: O pimentão defumado dará um toque de sabor especial a essa receita. Prefira o pimentão vermelho ou o laranja, por serem as variedades de pimentão mais adocicadas.
Ervas aromáticas: Vamos usar a salsinha nesta receita, por ter um sabor mais neutro.
Quer elevar os sabores ainda mais? Acrescente nozes à mistura! Uma pitada de cominho também cai bem!
A receita completa:
Ingredientes:
- 1 pimentão vermelho
- 3 colheres de sopa de salsinha
- 200g de ricota fresca
- Sal e pimenta preta a gosto
- 2 dentes de alho
Modo de preparo
- Com uma pinça, coloque um pimentão sobre a chama acesa da boca do fogão. Deixe a pele queimar, até ficar bem tostada e vá virando para queimar por igual.
- Retire o pimentão do fogo e transfira para uma tábua. Abafe com uma vasilha e deixe abafado por cerca de 5 minutos (isso ajuda a pele a sair mais fácil). Descasque com a ajuda dos dedos ou com as costas de uma colher. Corte os pimentões ao meio, descarte o cabo e as sementes.
- Em um mini processador, coloque todos os ingredientes. Bata até chegar a uma textura homogênea.
.
Armazenagem:
Pode armazenar na geladeira por cerca de 4 dias.
Não aconselho congelar.