Arroz branco soltinho sem erro
O arroz soltinho, combinado com feijão faz parte da cultura brasileira. É combinação ícone do Brasil! Mesmo que você já se vire bem na cozinha, e se sinta expert no arroz com feijão, é interessante aprender as técnicas e truques para entender bem o que acontece no processo.
E se você nunca manejou panelas, sem problemas! Aqui você já vai aprender passo a passo para fazer arroz branco soltinho e acertar sempre!
Escolhendo o arroz certo
O arroz soltinho começa na escolha do arroz. Há diversos tipos de arroz e isso influencia no prato final.
A classificação primária do arroz é feita pelo tamanho do grão. O agulhinha tem o grão mais longo e por isso, fica mais soltinho. Já o arbóreo tem o grão mais curto e por isso, na hora do cozimento, solta muito amido e fica mais cremoso.
Se quiser arroz soltinho, escolha grãos longos, como agulhinha. Se quiser risoto cremosos, escolha o arbóreo.
Além da classificação por tamanho do grão, há também a classificação por processo de beneficiamento e vale atentar-se para os tipos:
- Arroz branco: Este tipos passa por um processo de polimento que tira a casca. Fica mais rápido de cozinhar, mas perde-se nutrientes neste processo.
- Arroz parboilizado: Neste processo, ainda com a casca o arroz é ‘parcialmente fervido’, ou, beneficiado. Isso faz com que parte das vitaminas penetrem nos grãos, antes de serem descascados. Este tipo de arroz fica mais soltinho após cozido. A desvantagem é o valor mais alto e a textura que desagrada algumas pessoas.
- Arroz integral: É o arroz que vem com a casca. É a forma mais natural e a que preserva mais nutrientes. Leva mais tempo para cozinhar e tem a textura mais dura.
Afinal, Precisa lavar o arroz?
O processo de lavar o arroz tinha como intuito limpar e tirar o pó de amido que sobrava do processo de polimento. Mas, hoje em dia, as marcas já fazem isso durante o processo de industrialização. Por isso, se você comprar o arroz no mercado de uma marca tradicional, não precisa mais lavar o arroz.
Mas, se você se deparar com um arroz colhido direto do campo, lave o arroz até a água ficar cristalina. Mas cuidado: atente-se para o fato de que ele precisa estar bem sequinho antes de ir para a panela. Por isso, deixe-o escorrer bem na peneira.
A proporção perfeita
Intuição na cozinha ajuda muito aqueles que já tem experiência e sentidos treinados. Mas eu, enquanto treino (eternamente) meus sentidos, gosto de me apoiar nas minhas colheres medidoras para não haver erro.
Então, guarde as minhas medidas vencedoras e não erre mais:
- 2 xícaras de água para cada 1 xícara de arroz branco
- 3 xícaras de água para cada 1 xícara de arroz integral
Rendimento:
- Cada xícara de arroz cru rende 4 porções
A Receita: Arroz branco soltinho
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de arroz
- 2 xícaras de chá de água
- ½ cebola ou 1 cebola pequena
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- ½ colher de chá de sal ou a gosto
O passo a passo do arroz soltinho:
Passo 1: Coloque a água para ferver. Antes de começar a cortar cebola, leve a água para Fever com um pouco mais de água do que vai precisar. A água precisa entrar na panela fervente. A água fria corta o processo de gelatinização do arroz, o que o torna empapado. Xô água fria no arroz!
Passo 2: Prepare o tempero. Há quem prepare o arroz só com cebola, outros, com alho, e ainda há os que usam cebola e alho. Vai do gosto e do costume. De qualquer forma, se atente para a regrinha: a cebola vai antes do alho para a panela. Acrescente o alho quando a cebola estiver murcha. Neste passo, você pode separar o arroz e picar os temperos (cebola e alho)
Passo 3: Refogue a cebola em azeite, na panela, em fogo baixo até ela ficar transparente. O cuidado é não deixar a cebola caramelizar (pois isso vai manchar o arroz e o resultado será outro). Outro cuidado é atentar-se para a quantidade de azeite: Precisamos de gordura suficiente para envolver os grãos e deixar que fiquem soltinho no final. Refogue a cebola em fogo baixo.
Passo 4: Coloque o arroz na panela. Quando a cebola estiver murcha, coloque o arroz na panela. O arroz precisa ser mexido para que cada grão fique com uma camada de gordura. Com este mexe mexe vai acontecer a gelatinação do amido, que estimula os grãos a ficarem separados uns dos outros e ajuda o arroz a ficar soltinho.
Passo 5: Alguns minutinhos mexendo o arroz, é a hora de colocar água quente na panela. Se você for do time do “faço de olho e dá certo”, ok. Mas, eu sugiro medir a água novamente para não ter erro (2 xícaras de água para cada xícara de arroz). Aumente o fogo para médio.
Passo 6: Tempere com sal (meia colher de chá de sal para cada xícara de arroz) e 1 folha de louro. Quando a água começar a secar e chegar na altura do arroz, reduza o fogo e tampe a panela parcialmente. Para verificar o tanto de água na panela, fure os grãos com um garfo. Se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouco. Quando secar, prove o arroz e veja se está cozido. Se não estiver, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente. Cuidado com os minutos finais!!
Passo 7: Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor da panela. Em seguida, solte os grãos com um garfo. Transfira para uma tijela funda e sirva quente.
Armazenando as sobras:
Guarde na geladeira em pote tampado por até 3 dias. Vai endurecer pois acontece a retrogradação do amido. Para voltar a ficar macio, basta reaquecer, colocando um pouco de água. Você pode congelar as sobras também. Dura 3 meses congelado.
3 Replies to “Como fazer arroz branco soltinho”
Eu quero entrar este curso por favor
Vou fazer hoje pela primeira vez, gostei muito das explicações; verdadeira aula, como preparar e cozinhar um arroz saltinho e saboroso.
Obrigada! Fico feliz que gostou!