Dieta e sacrifício: Precisa fazer?

Veja o vídeo da receita aqui:

Dieta e sacrifício: Precisa fazer?

As palavras dieta e sacrifício tiveram os seus sentidos esvaziados ao longo do tempo e passaram a remeter algo penoso, coercivo e pouco profundo.

Hoje, inclusive, nos perguntamos: precisa fazer “dieta”? E já ficamos tristes ao começar a fazer tal “sacrifício”.  

A verdade é que, se resgatarmos o sentido original da palavra dieta e sacrifício, certamente sua impressão mudará! Portanto, neste post, te convido a conhecer o sentido original e belo das palavras “dieta” e “sacrifício” para que você faça as pazes com estes temos e resgate uma forma de se alimentar verdadeiramente saudável e profunda. 

Afinal, você sabe o que significa a palavra dieta?

Dieta…Talvez você sinta medo ou receio só de ouvir essa palavra… Se este é o caso, provavelmente você associa a palavra dieta a algo coersivo, a regras horripilantes de restrições descabidas e até a aumento de ansiedade no longo prazo. Talvez a palavra dieta te remeta a períodos de restrição e excesso de esperança por resultados futuros, seguidos de período de reganho de peso ou descontroles emocionais. 

É o seu caso? 

Tudo bem! Eu te entendo! Inclusive, eu já passei por isso. Eu já tive problemas com meu peso e com minha alimentação durante a minha infância, adolescência e início da fase adulta e sei muito bem como é ter uma péssima relação com os alimentos. E, na época, eu achava que a solução seria me livrar da palavra dieta. Mas será que era?

Não era! O sentido original da palavra dieta se perdeu e passamos a associar esta palavra a ideias tortas. E, muito pelo contrário, resgatar o sentido original e belo da palavra dieta torna possível retomar uma vida mais leve e alegre. 

A palavra dieta, vem do grego, DAITA, e significa “modo de vida”. Isso mesmo! Estilo de vida. E para os gregos clássicos, dieta incluía não só alimentação, como um conjunto de comportamentos rotineiros que seriam a base de uma vida sólida e completa. Percebe como, dentro desta visão, seria impossível “viver sem fazer dieta”?  

Comportamentos rotineiros são a base da nossa vida e, sem eles, uma vida íntegra e feliz se torna inviável. 

Viva a dieta!

Mas se dieta é simplesmente modo de vida… porque seria um sacrifício?

A palavra sacrifício também sofreu forte esvaziamento com o tempo e passou a ser sinônimo de algo penoso, desconfortável e sem sentido. Mas, no sentido original,  a palavra sacrifício, nada mais é que a junção de “sacro”+”oficio”. Ou seja, ofício sagrado, um trabalho sagrado. 

Sacrifício é aquilo que se fazemos repetidamente, com disciplina, constância e perseverança,  em prol de um sonho genuíno, verdadeiro e sagrado. 

Uma mãe que cuida todos os dias do seu filho, faz um sacro-ofício. Um empreendedor que se dedica ao  seu negócio faça chuva ou sol, faz um sacro-ofício. Um músico, um escritor, uma bailarina, um atleta…todos fazem sacro-ofícios diários, de forma perseverante, em prol daquilo que acreditam. 

Eles lutam contra emoções, debilidades, pensamentos limitantes, mal humor e, todos os dias, incessantemente, realizam o seu trabalho sagrado. 

Percebe que não há realização de sonhos sem sacrifício. Por mais que seja desconfortável, há uma razão maior. 

Viva o sacrifício!

Exercício prático para melhorar a relação com a palavra dieta

Para melhorar sua relação com a comida é útil refletir por si e buscar uma interiorização com o sentido original do termo dieta. Já vimos que a vida sem uma “dieta” seria um caos. E, portanto, modificar a forma de entender o sentido da palavra “dieta” pode te levar a um caminho de perseverança e realizações para toda a vida. 

É um exercício intimo, que vai te ajudar a rumar em busca dos seus sonhos mais verdadeiros e pessoais, longe do burburinho do mundo afora. Ouse definir e buscar para si o sentido da palavra dieta e como seria viver a sua dieta ideal.  

Primeira parte do exercício

Tranque-se em um quarto e pegue uma folha de papel. Este será um momento seu para cultivar vida interior. 

Escreva em uma página tudo o que HOJE vem a sua mente quando ouve falar na palavra dieta. 

Algo ruim? Penoso? Sentimento de fracasso? De inferioridade ou angústia. Escreva rapidamente o que vier a sua mente. 

Pronto! 

Se tiver vontade, amasse a folha de papel e jogue para longe de você. 

Segunda parte do exercício:

Nesta parte você fará uma reconexão com o termo dieta, uma resignificação. 

Pegue uma nova folha em branco e defina para si como você gostaria de viver a sua DIETA. 

Comece, na minha dieta, eu___________________(complete as frases). 

Faça frases no presente, afirmativas com o que você imagina que seria a dieta ideal para você. As respostas serão íntimas e pessoais e a sua dieta ideal provavelmente será diferente de outras pessoas e pode, inclusive, mudar ao longo da sua vida. 

Dieta para mim é...

Há anos atrás eu “criei” e fiz esse exercício enquanto escrevia minhas páginas matinais. A partir deste exercício ficou claro o que eu queria verdadeiramente e isso me possibilitou sair em busca do meu sonho. 

A partir daí, pude trilhar um caminho próprio que me levou para a vida que tenho hoje. Hoje cozinho minhas refeições, vou a feira com alegria, como com muito prazer e sinto paz diante dos alimentos, tal como um dia eu quis. 

Aqui abaixo compartilhei as frases que vieram na minha mente na época em que eu buscava melhorar minha relação com a comida. 

  • Na minha dieta eu como com alegria e com prazer
  • Na minha dieta eu honro meu corpo com comida vindo da natureza. 
  • Na minha dieta eu me dedico a aprender a cozinhar mais e melhor com ingredientes bons para mim
  • Na minha dieta eu presto atenção nos sinais de saciedade do meu corpo e não cometo exageros alimentares que o desrespeitem.
  • Na minha dieta eu não preciso comer para agradar os demais, se eu não tiver vontade.
  • Na minha dieta eu tenho facilidade de dizer Não para meus desejos incontrolados. 
  • Na minha dieta eu como em paz, com calma e tranquilidade. Eu observo a cor, a textura e o sabor de cada alimento. 
  • Na minha dieta, eu cuido do meu corpo, fazendo exercícios regulares e prestando atenção a alegria que meu corpo sente após cada sessão de treino.
  • Não aceito críticas descabidas à minha dieta
  • Na minha dieta, eu busco estudar profundamente informações que me ajudem a entender meu corpo e como nutri-lo de forma apropriada.  Eu repudio reportagens e informarções superficiais sobre nutrição e fujo de polêmicas. 
  • Na minha dieta eu não sinto culpa. 
  • Na minha dieta, eu me sinto responsável. 
  • Na minha dieta não sinto apego a nenhum alimento específico. Nenhum alimento ou situação é capaz de me tirar do meu centro. Nenhum alimento me controla. Tenho domínio sob minhas emoções. Eu não desconto raiva, tédio ou tristeza no meu modo de me alimentar. 
  • Eu me alimento bem e honro meu corpo hoje.  
  • Na minha dieta eu faço a minha parte e respeito o tempo do meu corpo.
  • Minha dieta mobiliza o que há de melhor em mim: minha força de vontade, meu compromisso e minha capacidade de lidar com minhas emoções. 
  • Nutro a beleza na mesa. Coloco saúde no meu prato e me sinto feliz. 
  • Não deixo ninguém julgar minha dieta, pois ela me faz bem e só eu conheço meu pacto íntimo e pessoal que tenho com meu corpo, mente e alma.
  • Ao cozinhar de forma saudável, demonstro amor e cuidado para minha família. 
  • Minha dieta me torna uma pessoa melhor.  

Conclusão

Trace sonhos genuínos e cultive virtudes em nome dele.

Cada um de nós tem um sonho interior que pode emergir se tivermos coragem de admitir qual é. Não deixe que esvaziamento de palavras e o caos do mundo exterior roubem sua esperança. 

Se você tem sonho de viver a sua dieta, tal como você mesmo vai descrever no seu exercício , assuma um compromisso interior de ser verdadeiro consigo mesmo e vá em busca do que faz sentido para si. Torne os seus sonhos algo sagrado e realize seu sacrifício, ou seja,  seu sagrado ofício, em busca dele.

 

Veja em vídeo:

Que tal organizar a sua alimentação comigo?

Em 2021 lancei um livro chamado Cardápios Saudáveis para a semana no qual te ensino a organizar a sua alimentação com um guia passo a passo. Além disso, o livro traz  5 semanas de cardápios montados, somando mais de 60 receitas saudáveis e práticas para o dia a dia. 

Todas as receitas vêm acompanhadas de fotos ilustrativas e algumas receitas estão ensinadas em vídeo. Os cardápios têm lista de compras e plano de execução.

Sem gluten, Sem Lactose, Sem ovos
Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Tempo total: 25 minutos

Ingredientes

  • 1 xícara de 

Modo de preparo:

  1. Corte 

Você experimentou essa receita? 

Compartilhe sua experiência nos comentários e compartilhe sua foto no Instagram usando a hashtag #receitamarianatalita

Posts recentes:

Escolha por categoria:

Mantenha-se contectado:

Todos os dias podem ser saudáveis e deliciosos

Uma coleção de receitas (todas ensinadas em vídeo) para todas as ocasiões.