Como viver melhor através da criatividade?

Veja o vídeo da receita aqui:

“O universo se encaixa nos planos que têm valor, especialmente quando são expansivos e festivos. Raramente concebo um plano delicioso sem receber os meios para executá-lo. Entenda: o que você deve vir antes do como. Primeiro escolha o que você quer fazer. O como irá se alinhar” 

– Julia Cameron 

Neste post exploro a ideia de que a criatividade é a ferramenta através da qual podemos construir nossa vida e a nós mesmos, de forma autêntica e genuína. Divido também com vocês a minha experiência com o livro “O Caminho do artista”, da Julia Cameron.  

O Mecanismo da criatividade como forma de viver

Temos a percepção que a criatividade é uma ferramenta que usamos para criar algo externo. Um poema, um livro, uma música. Mas a criatividade pode ser vista como a ferramenta através da qual criamos a nossa própria vida.

 

Ainda que você não seja aspirante a pintor, poeta, escritor e que não tenha profissões que sejam tradicionalmente alimentadas pela criatividade,  a criatividade é importante, pois é a ferramenta pela qual encontramos a nossa vida autêntica e genuína.

 

Um  artista é aquele que coleta referências do mundo exterior, interpreta e gera uma ideia que ele considera boa e, com base em esforço, CRIA algo novo.

No mecanismo da criação da nossa vida deve acontecer da mesma maneira.  Devemos coletar referências do meio, refletir e criar algo novo. Este “algo novo” é a nossa vida genuína, que nasce a partir deste mergulho interior.

O que nos impede de viver uma vida autêntica?

Andamos desatentos e somos bombardeados de mensagens sobre o que é felicidade: Ter bens, status na carreira, beleza física e tantos outros exemplos. Recebemos influências constantes e não tiramos tempo a sós para peneirar, refletir e buscar dentro de nós o que faria sentido verdadeiro.

Outras vezes, até refletimos! ( E, inclusive, já descobrimos o que realmente importa, não é?)  Mas não ficamos conectados com essa ideia de forma frequente o suficiente. E, por isso, recaímos para o automatismo de sempre.

Sentir sede para colocar mais vida nesta vida, sentir tristeza e vazio existencial são sinais de que um mergulho interior mais frequente pode ser útil.

Um Exercício prático: O caminho do artista

Este é um livro consagrado entre artistas bloqueados em busca de mais criatividade. Mas, ainda que você não seja um artista ou nem use a palavra “bloqueado”, vai se beneficiar desta leitura. Isso porque Julia Cameron trabalha a ideia da criatividade de forma ampla, incluindo também a construção da nossa vida e de nós mesmos como seres humanos.

A autora, em entrevistas, diz não fazer distinção entre criatividade e espiritualidade. Acho essa ideia muito bela. Para ela, a caminhada do artista é uma trilha espiritual. É uma viagem para dentro si, com objetivo de evoluirmos como seres humanos.

Julia Cameron propõe um programa de 12 semanas com diversos exercícios práticos. A cada semana, temas específicos como medo, abundância, identidade e  compaixão são tratados. Além da prazerosa leitura, é um verdadeiro guia para enfrentar medos, inseguranças e descobrir sonhos genuínos.

Dentre os exercícios que Julia Cameron propõe, o principal deles é escrita das páginas matinais. As páginas matinais consistem em 3 páginas, escritas a mão, livremente, com qualquer assunto que venha na sua cabeça, todos os dias pela manhã. Não há regras. Apenas a necessidade de ser consistente ao longo das 12 semanas.

Admito que executar o livro exige disciplina e determinação. Mas, todas as melhores coisas do mundo exigem essas virtudes.  Fiz TODOS os exercícios do livro há anos atrás e escrevo as páginas matinais até hoje. É o meu momento de reflexão e a forma que encontrei de estar sempre em contato com a minha essência. As páginas matinais me indicam os meus sonhos verdadeiros e, frequentemente, o caminho certo para seguir. Longe do barulho do mundo, me encontro com o meu verdadeiro Ser e desenvolvo coragem para realizar aquilo que importa.

Inclusive, a título de curiosidade, foi escrevendo as páginas matinais que descobri que eu devia arrumar um tempo para ensinar as pessoas a organizar a alimentação e serem mais saudáveis. As páginas me deram coragem o suficiente para dizer ao mundo que a felicidade estava em ir na feira, cozinhar e colocar alegria nas atividades simples do dia a dia. Travei diversas guerras internas para colocar esse projeto na prática e obtive gratificação em igual altura.

Dicas para seu percurso rumo à criatividade:

O caminho que você vai percorrer se decidir escrever as páginas matinais é único.

Cada ser humano é único e o processo contigo certamente será diferente.

Se decidir ler o livro por minha recomendação, minha dica é confie nas páginas. Coloque verdadeiramente seus pensamentos ali e não queira acelerar o processo. A continuidade de um exercício de auto conhecimento é o que garante que você esteja sempre alerta e conectado com a sua essência.

Precisamos ser constantes em nossas reflexões para que os modelos de vida prontos da sociedade não se infiltrem pelas frestas da nossa desatenção.

 

Um mundo repleto de seres humanos em contato com suas essências é um mundo melhor. Desejo que encontrem e que vivam seus sonhos mais genuínos e autênticos!

dieta

Sem gluten, Sem Lactose, Sem ovos
Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Tempo total: 25 minutos

Ingredientes

  • 1 xícara de 

Modo de preparo:

  1. Corte 

Você experimentou essa receita? 

Compartilhe sua experiência nos comentários e compartilhe sua foto no Instagram usando a hashtag #receitamarianatalita

Posts recentes:

Escolha por categoria:

Mantenha-se contectado:

Todos os dias podem ser saudáveis e deliciosos

Uma coleção de receitas (todas ensinadas em vídeo) para todas as ocasiões.